Caso você ainda não saiba a Borogodó é um estúdio home office. Nunca sentimos a necessidade de alugar uma sala, já que podemos trabalhar de qualquer lugar do mundo e atendemos a maioria dos clientes pela internet. Além de trabalharmos com outros profissionais que também estão no mesmo formato. E o mais importante: porque eu AMO a minha casa. Muita gente está aderindo ao home office e talvez você esteja pensando em fazer isso também ou esteja batalhando pro trem dar certo. É engraçado que por mais que as pessoas digam o quanto são a favor disso e tem a cabeça aberta, não é difícil ouvir clássicos como “então você trabalha de pijama” por aí. Hoje em dia eu nem me importo mais, dou risada e digo: “e na frente do Netflix, com um copo de Toddy “. Mas depois de alguns anos trabalhando dessa forma, quero te falar 5 fatos q fazem parte do universo do profissional que trabalha em casa, mitos bizarros e realidades (as vezes) cruéis. E principalmente, como lidar com tudo isso e fazer dar certo.
1. COMO LIDAR COM A SOLIDÃO – ALL BY MYSELF…
Se você vai trabalhar sozinho, mora sozinho ou com alguém que trabalha fora, a solidão será comum durante o dia. Não se desespere! Se o seu trabalho permitir, escutar música é um santo remédio contra o silêncio, assim como falar sozinho. Siiim! Porque louco seria se você ficasse sofrendo sem achar uma solução, né não?! Já vi gente falando que adotar um bichinho também é uma forma de arranjar uma companhia linda. Uma das estratégias mais efetivas pra mim, que também serve pra mudar um pouco de lugar – é ir trabalhar num café, numa livraria, enfim, num lugar seguro, que tenha mais gente e uma wi-fi maravilhosa. Mudar de ares é ótimo pra criatividade.
2. EVITANDO DISTRAÇÕES
O nosso lar é, teoricamente o lugar onde temos tudo o que amamos. E isso inclui coisas, como video game, os dvds preferidos, o Netflix logo ali e a sua cama/sofá que querem te abraçar. Eu particularmente nunca tive problema com isso, porque sempre fui muito neurótica pra deixar o trabalho de lado por uma soneca aleatória. Mas tem muitos amigos meus q não sabem como eu faço pra não sucumbir. É simples: quando você tem suas contas pra pagar, não tem brincadeira – por mais que você tenha vontade, você não vai querer ficar de bobeira, acredite.
3. COMO LIDAR COM AS TAREFAS DE CASA E TRABALHO (AO MESMO TEMPO)
Quando você trabalha fora e sua casa está virada do avesso, você sai e deixa aquele cenário pós-guerra pra trás. Mas quando você trabalha em casa… o negócio pega! você vai ver aquela louça de ontem, você vai ter que conviver com o cesto de roupa transbordando, não tem jeito. Minha dica é acordar um pouco mais cedo e usar 20 minutos diários pra dar aquela geral. Mas nunca, nunca, vá fazer suas tarefas de casa quando você tem job pra entregar – porque além do risco que você tem de passar da hora, você também deve ter responsabilidade suficiente pra avaliar o q pode esperar e o que não pode.
4. ALERTA: QUANDO VOCÊ VIRA UM WORKAHOLIC
Trabalhar como freela ou ter um estúdio em casa evita trânsito, você pode almoçar no conforto do se lar e ter muito mais qualidade de vida. Você curte tanto essa rotina e fica tão radiante com a sorte q tem, q as horas passam e você nem nota. Perdi as contas de quantas vezes, lá no começo, eu trabalhava das 8h até as 22h com poucos intervalos. Porque parece que você fica menos cansado e aí quando vê já é noite. Não que você precise ter horário pra bater cartão (eis uma das vantagens de trabalhar de casa), mas ter um horário pra começar e pra parar é fundamental. Você pode ser flexível vez ou outra, mas regularmente siga este horário – faz a maior diferença!
5. SABER QUE VOCÊ TERÁ MAIS RESPONSABILIDADES
Em agência, estúdio ou outro tipo de empresa você tem a responsabilidade de desenhar. A partir do momento que você vira freelancer ou começa a tocar um estúdio, o jogo muda e você tem vários outros papéis: prospectar, atender, criar, falar com fornecedores, financeiro e por aí vai. E essas diferentes tarefas exigem aquela palavrinha mágica: organização. Por aqui, além do planejamento semanal de pautas, também definimos o anual, que forçam a gente a realizar nossos principais objetivos no ano e evitar o vuco-vuco de só ficar “matando job”.
E aí, curtiu as dicas? E se você já trabalha home office, conta pra gente o q te ajuda!
abs de urso :***
3 comments
Gostei Clau! É bem assim mesmo!
:*
Olá querida, muito massa seu blog! Sugiro uma pauta sobre como montar um home office na área de ilustração. Tenho muitas dúvidas!!! Quais móveis, instrumentos, equipamentos, programas, enfim tudo!
Opaa, muito legal sua sugestão de post! Já pedi para o Sérgio anotar tudinho aqui, ameei!