Se você trabalha com ilustração, em algum momento vai te passar pela cabeça vender produtos com suas ilustras, é algo inevitável – tipo o sonho da casa própria. Por aqui, resolvemos abrir uma Lojinha online unindo o útil ao agradável: o desejo de ter uma válvula de escape criativa e ter uma outra fonte de renda. Hoje, mantemos a loja online lindamente e recentemente enxergamos a oportunidade de trabalhar com revendedores por todo o país. A questão é que já passamos por um bom tanto de coisas com a lojinha e como este é um lugar-amigo, selecionei dicas muito práticas pra te ajudar. Coisas que aprendemos na porrada, verdades e mentiras que já vimos por aí e que eu daria um dedinho pra saber lá no começo! Vamos nessa:
MENTIRA: Você não vai ter muito trabalho com a loja, porque a coisa será muito simples.
A velha história de que o objetivo é deixar tudo simples e ganhar uns trocados com ilustração sem ganhar uns cabelos brancos é o maior mito de todos. Não se iluda como eu fiz no começo: independente do tamanho da loja, vai dar trabalho. Você terá que fazer um bom planejamento, administrar estoque, falar com o clientes, ajustar um monte de coisas de e-commerce, divulgar e por aí vai. Não é pra desanimar, mas acredite, se você quiser fazer bem feito e automaticamente ter um negócio lucrativo, vai ter que rolar um empenho. Vale a pena conferir a loja online de ilustradores como BoyGirlParty, Clau Cicala, Camila Rosa e as meninas do …Com Lola. Também vale a pena ler o livro curtinho e bacanita do Allysson Lucca, Sem Plano de Negócios. É uma abordagem bem diferente do que costumamos ler por aí 😉
VERDADE: Faça algo que você queira ter ou usar.
Lembro que li isso num livro de marketing e me ajudou muito. Quer criar uma loja com ilustrações de times? Seja um torcedor assíduo. E isso é algo que ajuda muito caso você ainda não saiba direito o que fazer. Eu não posso ver uma parede vazia que já encho de quadros ou outros penduricalhos. Sei o quanto molduras podem ser caras, por isso parti para venda de washi tapes (fitas decorativas) e grampinhos na loja – pra incentivar o D.I.Y que também adoro. Se você faz parte do nicho que quer atingir, terá muito mais insights e vai entender muito mais sobre o seu ramo, porque já é algo que faz parte de você, sem forçar a barra.
MENTIRA: O jeito mais fácil de vender produtos é através de plataformas compartilhadas com outros artistas.
Aqui o intuito não é falar mal de ninguém, mas dizer a real sobre a minha experiência com plataformas compartilhadas com outros milhares de artistas e que vendem posters, almofadas, adesivos e etc. É tentador pensar que você não terá que se preocupar com produção, nem divulgação. É só mandar a arte, eles fazem tudo e você só vê o dinheiro entrando enquanto assiste Netflix. Quando a esmola é demais o santo desconfia. Mas Clau, eles estão aí aos montes, deve dar certo pra alguém! Sem dúvida. Mas esse é um alerta pra quem quer aquele caminho “fácil”: se você entrar nessa achando que não vai precisar se dedicar, nem se dê ao trabalho.
E aí curtiu?! A ideia é que esse tipo de post seja uma série, então fique ligado que vem muito conteúdo legal por aí, com muito honestidade e queridices 🙂
Hasta la vista :*
31 comments
Amei as dicas, estou pensando em abrir uma loja na Colab55 e sei q embora a promessa seja de só colocar as ilustras e tchau p dar certo deve ter mto mais trabalho envolvido mas poucas pessoas falam disso. Aguardo os próximos posts
Mesmo com loja na Colab55, Iluria e na Touts, quase não estou conseguindo vender nada.
Mesmo com blog dentro do nicho de arte (9dadesasolta.com)e canal no youtube (que também foco para a área /blog9dadesasolta) para todas as divulgações, além dos grupos no facebook (tanto compro de quem faz ou outros).
Ultimamente, ando aproveitando eles como portfólio mesmo por ter a questão da simulação das minhas estampas nos produtos.
Enfim, acredito que tudo isso esteja acontecendo pors estarmos passando por um momento de crise, o que afeta as vendas consequentemente, não é?…
Obrigada Clau pelas dicas e este novo projeto.
Ana Blue.
Ana, muito legal esse teu olhar em relação a essas plataformas. Realmente, tudo o que a gente expõe serve para divulgação e pode ser uma forma de promoção.Obrigada por passar aqui e deixar tua opinião :***
Obrigada Michele! E se vender horrores, não esqueça de dar o seu depoimento. To torcendo pra isso acontecer <3
Oi Clau! Estou começando e Tenho seguido todas as dicas que você me deu, e to investindo meu tempo nisso! Muito legal as dicas de hoje! Já já comeco o curso online… Muito obrigado por compartilhar suas experiencias e fico feliz de nao ter feito nada errado ainda hahaha
Beijo
Queridón, lindo saber q vc tá aproveitando o conteúdo. Tudo é feito com muito amô <3
Oi Clau! Concordo 100% com seu post. Com minha pouca experiência, já confirmei todas essas verdades e mentiras. Para conseguir realizar vendas nas plataformas compartilhadas, é necessário sim divulgar por conta própria e com muita dedicação e persistência.
Parabéns pela iniciativa do blog e por compartilhar conosco seu conhecimento com extrema simpatia e bom humor.
Deniselinda, muuito obrigada por passar por aqui e deixar teu comentário <3 É essencial q a gente compartilhe realidades e tente se ajudar, to aqui pra isso. Fica de olho q muitas verdades e mentiras ainda serão ditas, pq eu to trabalhada no mister m.
Suuper dicas, amei, vou utilizar na criação da minha loja. =)
Muuito legal saber disso Mayla e espero q os conteúdos te ajudem a criar uma loja que bombe muito! Por sinal, adorei o seu nome.
adorei, pq to perdida nesta ideia mas ainda nao executei de verdade… mas as dicas são boas..
Que bom Andrea! E fique ligada que terão muitas ainda por aqui 😉
Oi Clau, excelente dica!
Assim como a Michele também estou querendo usar a plataforma Colab55 com o intuito de não me preocupar com produção. Acho que a grande vantagem dessas plataformas é a facilidade de começar.
Mas é fato, sem dedicação não chegamos a lugar nenhum. Temos que criar uma trabalho verdadeiro, com identidade e um ótimo planejamento de divulgação. E as redes sociais são um excelente canal para isso.
No mais quero agradecer e te parabenizar pelo trabalho que tem feito na internet. Sua linguagem e personalidade são muito cativantes. Além de suas ilustras serem o máximo!
Grande Bjo!
Oi Rodrigo! Primeiro, supeer obrigada pelo carinho, fico muito feliz q vc tá gostando e acabei de mostrar a tua mensagem pro Sérgio, que claro, tá na maior dor de cotovelo.
Concordo com o q vc diz, realmente a grande vantagem está na facilidade de começar e as vezes isso é tudo o q precisamos num primeiro momento, pra destravar 😉
Amei as dicas! Tenho pensado muito a respeito de ter uma loja virtual e nunca tinha lido nada nessa mesma perspectiva!!!
Que bom Laiany! Espero que as outras dicas que ainda virão te ajudem muito! bjss
Olá Clau! Acredito mesmo que tudo que vc quiser fazer dar certo exige empenho, mas quando se trabalha com o que se gosta fica menos pesado. Parabéns por compartilhar tua experiência e dicas importantes para quem tá começando.
Quanto a loja virtual, vc que a criou ou contratou alguém para criá-la?
Sim André, realmente quando a gente faz algo que gosta fica menos pesado, sem dúvida 🙂 A minha lojinha foi montada na Loja Integrada (q já tem vários templates pra escolher) e fiz várias mudanças com um profissional de web 😉
Bah, adorei as dicas! Sempre bom poder ver os dois caminhos e nada melhor que recebê-los de quem já passou por eles.
Abraços
É isso aí Fernanda! Fica de olho que muitas dicas ainda virãoo :**
Adoro suas dicas Clau!
Vou continuar acompanhando esse blog borogodolístico maravilhoso! <3
Beijo para o Sérgio!
Mto bom o post. Eu abri uma loja online ano passado, mas realmente é muito mais difícil do que parece. Já tentei o Colab55 e desisti, se na minha loja vendo pouco, neles nunca vendi nada. Sem contar que qdo é vc quem vende, embala e tal, pode colocar o seu jeito, um carinho pro cliente, né?
Aham, tem isso tb! Por aqui tb amamos fazer todo o processo e mandar pro cliente do nosso jeitinho <3
Oiii, Clau. Super concordo. É bem complicado ganhar nas plataformas. Sai do Collab55 pq realmente n tava vendo vantagem alguma. Plataforma ainda bem limitada, inclusive. Bem, eu migrei pro society6 por ter um foco na internacionalização dos meus negócios (o que demanda tempooooo), mas ainda assim é uma porta inicial. Além disso estou na Urban Arts que é um local que vale muito a pena estar <3 Sou fãzoca. Minha ideia é entrar com uma loja virtual final do ano e to me estruturando pra isso pq super sei que não é fácil. Só me diz uma coisa, pq vc n escolheu o Iluria? Os preços estão tão õtimo e vc tem a opção de comprar domínio. Tipo, to pesquisando entre ela e a Loja Integrada. Se puder me ajudar 😉
Oi lindíssima! Então, na época a Loja Integrada ainda estava valendo mais a pena. Mas aí eu to falando de uns 2 anos atrás. Dei um pulo lá agora rapidinho e na Illuria tá bem legal tb e tem vantagens semelhantes a Loja Integrada, então acredito q vc pode escolher qualquer uma das duas que sairá de boa!
Valeu por citar a minha lojinha, Clau! 🙂
Magina, teu trabalho é mara, tem que falar pra todo mundo!
Oi Clau! Adoro o blog e suas dicas. Tenho uma dúvida sobre impressão, se puder ajudar: pelo que percebo, seus posteres são impressos digitalmente, se sim, como consegue manter as cores vibrantes sem usar cores especiais? Besos e té mais!
Oi Rafael tudo bem? Já trabalhamos com 3 tipos de impressão a atual é digital é daquelas impressoras com 6 cores sabe? Costuma ter CYMK + Cyan light e Magenta light. Outro sistema foi 6 ou 4 cores usando a Indigo da HP e por último q usamos para os pôsteres personalizados é a impressão digital via processo fotográfico, aquela que a gravação é feita no papel através de laser e depois o papel passa pelos químicos, revelador, fixador, banhos d’agua e secagem. Abs!
Oi Alexandre! Muito obrigado pela resposta! São técnicas e estilos de impressão que definitivamente vale a pena explorar e conhecer melhor e que vão muito além do simples “imprimir”! Valeu pelas dicas! Abraço!