5 DICAS DE COMO USAR O BEHANCE PARA ACHAR O ILUSTRADOR IDEAL PARA O SEU PROJETO

2d6b2b44598331-5817b7d0702ee

Se você me perguntar qual é a principal ferramenta de promoção do meu trabalho como ilustradora, eu vou te dizer com unanimidade que é o Behance. E não, eles não estão me pagando para falar isso. É nessa rede que os criativos expõem seus projetos, trocam figurinhas, buscam inspiração e o mais bacana de tudo, conseguem trabalhos.

Muita gente sabe o quanto o Behance é eficiente para nós, ilustradores, fotógrafos, designers (inclusive eu postei dicas-amigas sobre isso lá no meu blog). Mas o que pouca gente fala é do quanto é importante o cliente saber do que o Mr. Behance é capaz! E eu estou aqui pra gente ver que dá para encontrar o criativo ideal para o seu projeto de um jeito mais eficiente! 😉

Quero saber + sobre isso!

VERDADES E MENTIRAS SOBRE VENDER PRODUTOS COM SUAS ILUSTRAÇÕES (PARTE 2)

1_post_verdades_e_mentiras_loja_online_parte2

Há algumas semanas eu escrevi um post falando sobre algumas coisas que aprendemos aqui no Estúdio tendo uma Lojinha online e vocês, rosquinhas lindas do meu core, curtiram muito e pediram bis. O legal desse espaço é botar em discussão algumas coisas que ouvimos falar por aí e avaliar se na prática dá certo, sem firulas, listas marketeiras ou depoimentos aleatórios. E uma coisa essencial e que tem praticamente base num pensamento científico (rá): experimentar. Com certeza aprendemos com os erros dos outros, mas isso não quer dizer exatamente que dará errado com você 😀 Então, fica à vontade pra provar o contrário e se joga.

VERDADE: VOCÊ VAI PRECISAR CONHECER SEUS FORNECEDORES.

Indo na lógica de que você não optou por uma plataforma que faz a parte da produção, conhecer bem os fornecedores será um dos pontos mais importantes para sua lojinha. Ter gente que você confia, tanto em relação a qualidade como prazos, é essencial pra tocar sua Loja sem dor de cabeça! Acredite, nada nessa vida é realizada sem um coletivo, portanto mesmo que somente você abra uma loja, outras pessoas farão parte disso.

Fora que é uma delícia entender melhor os processos! Designers de plantão concordarão comigo, né?! Além de você poder avaliar de perto a qualidade do trabalho do fornecedor, ter esse contato direto é também uma forma de conhecer outras possibilidades de processos e se aventurar em diferentes superfícies. Por isso, vá visitar seu fornecedor e acompanhe as primeiras produções de perto! Além do fato de que você começa a pegar algumas manhas de como chegar em tons específicos e manjar de uma parte mais técnica da ilustração. Afinal, de nada adianta uma ilustração linda no computador, se no produto final ficar um cocô. Num dá.

Quero saber + sobre isso!

COMO FOI O PROCESSO CRIATIVO DA ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO

thumb

Vamos a Escolaaaa, toda hora é horaaaa!

Rosquinhas, o segundo vídeo do canal está no ar e já estamos na área novamente 😀 Pra você que não estava sabendo, nessas últimas semanas estivemos OFF na Borogodó porque nos mudamos de país! Bom, parte de nossa trupe ficou em terras tupiniquins, mas agora resolvemos expandir os horizontes, estudar aqui no Canadá e nos tornarmos pessoas mais legais, sinceras e amigas. Bom, mas isso é tema de ouuutro post! Esse aqui é dedicado exclusivamente ao processo criativo do nosso mais recente projeto pessoal, da Escolinha do Professor Raimundo. Lógico que todo criativo que se preze ama saber os bastidores de projetos de ilustração, então to aqui pra compartilhar! Estamos super felizes com o resultado do projeto, que nos rendeu posts bem queridos em lugares como Zupi, Comunicadores, Follow the Colours, um email cheio de dengo do Canal Viva e um snap da diva Dani Calabresa (que interpreta a the one and only Catifunda, nessa nova versão da escolinha do Professor Raimundo).

Bom, bora assistir o vídeo sobre Processos Criativos e fazer todo aquele trem de coisas que vlogueiros pedem: curtam, compartilhem e assinem o canal, porque coisas lindas virão.

E eu volto, é vapt-vupt. hehe.

banner_blog_post_5areas

Quero saber + sobre isso!

COMO ESCOLHER SEU SKETCHBOOK… UNI-DU-NI-TÊ!

follow-the-colours-como-escolher-seu-sketchbook-sem-arrependimentos2

Em tempos de softwares, tablets e uma boa parte da vida profissional em frente a um computador, sempre que recebo um email de alguém perguntando sobre o universo analógico, me emociono profundamente. 

Porque na minha cabeça (e de tantos outros ilustradores) o sketchbookesse livreto de páginas em branco cheio de potencialdeveria ter muito mais relevância na vida de um ilustrador do que qualquer tablet ou software. Sim, eu sei. A gente se deslumbra, eles facilitam a vida, mas estamos falando de papel, a ferramenta mais primária e insubstituível na vida de quem trabalha com ilustração. 

Lá no Curso Carreira Ilustrador (que se você não tá sabendo, é lindo e tá aqui ó) dedico um dos capítulos pra falar exclusivamente do sketchbook: como ser mais produtivo e como escolher o ideal. Porque agora temos tantas infinitas opções, que isso também é a causa de muita confusão e o risco de rolar uma compra mal feita. Por isso, aqui eu selecionei algumas dicas de coisas que você deve levar em consideração na hora de escolher seu sketchbook-amigo:

Quero saber + sobre isso!

Filmes que todo ilustrador deve assistir

post_005_filmes

Se tem uma coisa que amo além de ilustração, é cinema. Sou daquelas pessoas que lembram de trechos, falas e que assistem mil vezes o mesmo filme. Então como esse espaço tem o objetivo de ser um lugar que só recebe gente boa, amiga, irmã camarada, resolvi compartilhar esse pedacinho de mim e indicar filmes, curtas e documentários que podem ser muito úteis pra sua carreira de ilustrador ou pra sua vida como um todo, porque né?! Não sou nenhuma entendida de cinema, mas sem dúvida sou uma espectadora entusiasta, empolgadíssima. Dessa vez selecionei 5 filmes/documentário/curta que foram muito inspiradores pra mim. Daqueles que são perfeitos pra dar aquele respiro amigo no meio da correria, mas sem largar mão do universo criativo que a gente tanto ama! Boris lá?

Quero saber + sobre isso!

Verdades e mentiras sobre vender produtos com suas ilustrações (PARTE 1)

post006_

Se você trabalha com ilustração, em algum momento vai te passar pela cabeça vender produtos com suas ilustras, é algo inevitável – tipo o sonho da casa própria. Por aqui, resolvemos abrir uma Lojinha online unindo o útil ao agradável: o desejo de ter uma válvula de escape criativa e ter uma outra fonte de renda. Hoje, mantemos a loja online lindamente e recentemente enxergamos a oportunidade de trabalhar com revendedores por todo o país. A questão é que já passamos por um bom tanto de coisas com a lojinha e como este é um lugar-amigo, selecionei dicas muito práticas pra te ajudar. Coisas que aprendemos na porrada, verdades e mentiras que já vimos por aí e que eu daria um dedinho pra saber lá no começo! Vamos nessa:

Quero saber + sobre isso!