Se tem uma coisa que amo além de ilustração, é cinema. Sou daquelas pessoas que lembram de trechos, falas e que assistem mil vezes o mesmo filme. Então como esse espaço tem o objetivo de ser um lugar que só recebe gente boa, amiga, irmã camarada, resolvi compartilhar esse pedacinho de mim e indicar filmes, curtas e documentários que podem ser muito úteis pra sua carreira de ilustrador ou pra sua vida como um todo, porque né?! Não sou nenhuma entendida de cinema, mas sem dúvida sou uma espectadora entusiasta, empolgadíssima. Dessa vez selecionei 5 filmes/documentário/curta que foram muito inspiradores pra mim. Daqueles que são perfeitos pra dar aquele respiro amigo no meio da correria, mas sem largar mão do universo criativo que a gente tanto ama! Boris lá?
Beatrix Potter
Girl power é pouco pra essa escritora e ilustradora inglesa tão querida e que tinha uma imaginação pra lá de fértil. O filme conta a história de Beatrix Potter, artista que criou um universo lúdico fascinante para as crianças com personagens como o clássico Peter Rabbit. Uma das coisas mais bacanas é que o longa mostra o quanto a ilustradora batalhou (e levou algumas portas na cara) para publicar suas histórias e isso traz uma boa dose de realidade para nós, ilustradores 🙂 Ah e sim, tem interferências de desenho animado durante o filme (e são coelhinhos – fazendo voz de doida).
Saving Mr. Banks
Colocaram o Tom Hanks pra fazer o Sr. Disney e eu to aqui de mãos atadas, porque ele é meu queridinho desde BIG. A lição aqui fica pra persistência do Sr. Disney e a chatice genial da Emma Thompson, que interpreta P.L. Travers. O filme conta a verdadeira saga que Walt Disney enfrentou para conseguir os direitos de Mary Poppins e dá pra tirar muitas lições disso: principalmente da relação ilustrador x cliente. Lembrando que esse filme é tão maneiro, que eu cito lá no curso online Carreira Ilustrador! Os meus trechos preferidos mostram a equipe criativa de Disney compondo as músicas e Miss Travers com aquela cara de jiló, reprovando tudo e mais um pouco.
Meia Noite em Paris
Alguns amam Woody Allen, outros odeiam. Eu só sei que esse filme me surpreendeu, porque eu não esperava ver representações tão bacanas de artistas como Salvador Dali e Picasso. Me diverti horrores! O filme conta a história de um roteirista que sonha em viver nos anos 20 e que de fato realiza isso e acompanha conversas pra lá de intelectuais, artísticas (e malucas) desses caras. Impossível não imaginar como teria sido, porque sempre quis prosear sobre rinocerontes com Dali.
Iris
Clauu, Iris Apfel não é ilustradora! Aham, mas ela está nessa listinha porque é uma criativa nata. E tem 90 e tantos anos, uns 70 de estrada, bom acho que dá pra gente tirar alguma coisa daí, não?! O documentário, que tá disponível no Netflix, conta a sua história como decoradora e ícone de estilo e conta com relatos ótimos de seus processos criativos, viagens, seu estilo de vida e muitas frases ótimas como essa:“A vida é cinza e sem graça. Quando você se veste é possível divertir as pessoas. E as cores podem ressuscitar os mortos”. Eu não tenho como discordar, Iris.
Guida
O curta criado por Rosana Urbes é de uma delicadeza sem fim. Lembro que me apaixonei quando vi um vídeo da artista criando a personagem e trabalhando na boa animação 2D clássica. Na história a gente acompanha Guida, uma senhora que trabalha como arquivista e tem uma vida pacata, até que resolve posar como modelo e sua vida muda totalmente. Um ótimo jeito de aprender a ver a vida com outros olhos, a não ter medo das mudanças e a dar corda para os seus sonhos.
Ó, não deixa de assistir não! E você, tem algum filme que te inspira como ilustrador? Me conta!
bjão
4 comments
“Reino de sonhos e loucura,”o dia a dia no estúdio Ghibli deixa qualquer um fascinado pelo Mundo de Miyazaki…#indico.
Opa! Dica ótima mesmo!
Eu vi Guida depois que li aqui e fiquei completamente apaixonada! ?
Aaai que legal! Muito lindo né?!