O PROJETO CURADORIA & AS PESSOINHAS DA VIDA

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Recebi o email da querida Nini Ferrari me convidando para participar do seu mais novo projeto: uma seleção de entrevistas com mulheres criativas ao redor do mundo. A ideia é que 365 mulheres sejam entrevistadas (tem entrevista nova todo dia, pega essa!) e digam como se expressam, como se sentem em relação a sua criatividade e falem sobre inspirações e obstáculos da vida. Já tem muita gente porreta que descobri por lá e fiquei mó feliz de fazer parte desse grupo danado de bom! 

Engraçado que lendo a entrevista agora, me dei conta de que falei pra caramba – pra variar – mas que também citei muita gente do bem que me ajudou/ajuda a ser uma ilustradora melhor todos os dias. Tem meu maridón, companheiro de tudo, o meu professor de desenho Stephen Silver, o meu hermano Bruno Regalo, clientes do coração como o Dil Mota e o Grupo Armação, meu professor dos tempos da facu Antônio Pinto e até minha amiga da vida toda, a Vah. Independente se são da área de ilustração, o que importa é enxergar que todo mundo pode somar na sua carreira. Aprendi com o seu Luiz, meu eletricista dos tempos de Curitiba, que trabalhar com amor é o melhor jeito de sempre ter trabalho. Também aprendi com a minha querida chefa, a Maika, que pensamentos positivos te empurram pra frente. Vira e mexe meus pais me dão uma aula de persistência. É bom a gente nunca esquecer das raízes, de gente que compartilhou esse tipo de conhecimento sem querer nada em troca. 

São as pessoas que fazem toda a diferença e nós ilustradores temos que ficar mais atentos a isso.  Ô mania de ermitão que a gente tem. Não pense que ficar desenhando por toda a eternidade e achar que não precisa de ninguém pra melhorar vai dar pé. Nem só de um traço bom vive um ilustrador. Vamos contar mais um com o outro e principalmente, enxergar inspiração onde não está muito na cara. Ás vezes você nem precisa ficar assistindo palestras do TEDx, é só olhar para os lados. 

Pra conferir a minha entrevista, é só dar um pulo aqui. 

Nini, muito obrigada pelo convite. Uma honra participar do seu projeto! Que ele te traga muitas coisas boas <3

Espero que curtam, ilustríssimos. Eu estava com saudades :*

Beijos e queijos

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SAINDO DA TOCA: DESENHANDO NO MUSEU DE ARTE DE ONTÁRIO

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Hoje estamos cultos, transgressores, reflexivos. Esse post é pra quem reclama que está com bloqueio criativo, que não consegue destravar a munheca, que se sente incapaz de desenhar fora de casa. Então dá a mãozinha aqui, que eu vou te levar comigo pra ver como dá pra tirar muita inspiração do mundão que está lá fora e como isso pode te dar combustível para os jobs do dia a dia e também para os seus projetos pessoais 😉 Você não precisa levar um arsenal imenso: uns dois lápis, borracha, um sketchbook de capa dura e sua cabeça bem aberta e relaxada. Se quiser, finalize em casa, mas a ideia aqui é tentar fazer o máximo que der fora de casa!

E nesse primeiro vídeo da série Saindo da Toca, vamos visitar o Museu de Arte de Ontário e desenhar como le gusta, ilustríssimos. Afinal, não é todo dia que você desenha junto com Rembrandt, então vamos aproveitar a oportunidade?! Vamos. Mas lógico que eu não conseguiria só desenhar de boas. Também atrapalhei um grupo de visitantes e fiz vergonheira em público quando vi meu quadro preferido de Andy Warhol. Achegue-se:

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COMO SER MAIS LEGAL NO BEHANCE (E DE QUEBRA ATRAIR PROJETOS)

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Eu dei risada aqui com o primeiro título que pensei para este post: como o Behance mudou minha vida. Porque se for substituir a palavra Behance por Ioga, Você, Veganismo também dá samba, de um jeito meio cafona, mas dá. Bom, sempre fui péssima em títulos, desde a época da escola e aí penso que tem coisas que não mudam mesmo. Enfim, tirando a minha abstração com o título, eu resolvi falar sobre como o Behance já me ajudou nessa vida de ilustração e te dar dicas-golden-plus que aprendi na prática. Não carrego milhões de seguidores e curtidas, mas o Behance sempre atraiu projetos. E não é pra isso que estamos aqui?! 

Se tem um jeito de você ganhar visibilidade nessa rede é através da Curadoria do Behance (Curated Galleries). Diariamente a equipe da rede escolhe os melhores trabalhos e quando o seu projeto é selecionado você vai se sentir feliz porque estará numa galeria VIP e o seu projeto ganhará uma singela tag, tipo uma estrela no seu caderno de artes. Essa galeria estará lá para os visitantes, pessoas maravilhosas que estão procurando profissionais também maravilhosos. Tá Clau, mas como faz pra entrar nessa parada de sucesso e divulgar meu portfólio? Na verdade tem N fatores que são avaliados: qualidade, originalidade, interação, imagens em alta e o cuidado em apresentar o trabalho. Desconfio que existem alguns outros motivos que ninguém comenta, mas eis o que descobri como usar o Behance e o que realmente funciona e deve ser levado em consideração por você, ilustríssimo.

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A Busca pelo traço original e como estudar referências na ilustração

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Eu estava em uma aula de História da Arte quando o céu se abriu: o professor apresentou uma série de artistas que tiveram influências muito fortes em seus trabalhos. Talvez você não saiba que Hieronymus Bosch estava numa vibe surrealista bem antes do autor do relógio derretido, Salvador Dali – considerado uma das pessoas mais originais que já existiram. E não, minha intenção não é por à prova alguém tão gente boa como ele e seu bigode, mas te lembrar que grandes mestres também foram influenciados, querendo ou não.

E você já parou pra perceber como a gente tem mania de achar que essas pessoas são escolhidas a dedo pelo universo e que são totalmente diferentes de nós? Por isso, eu estou aqui numa tentativa de tirar um pouco dessa angústia que muito ilustrador tem de desenvolver um traço único, jamais visto na face da terra. Todo mundo sabe que isso existe, mas ninguém comenta.

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5 Coisas que você deve saber para trabalhar com ilustração (+ Dicas Práticas)

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Aloha ilustre! O post de hoje é sobre verdades que todo ilustrador iniciante ou aspirante a ilustração vai precisar entender em algum momento da vida (quanto mais cedo, melhor). Então vamos para as 5 coisas que você DEVE saber para trabalhar com ilustração e dicas práticas pra você se sentir inspirado a botar a mão na massa!

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1 – Desenhar por diversão é diferente de desenhar a trabalho;

O choque acontece quando você passa do desenho de um Batman mucho-loco para uma ilustração para um cliente. Sim, você terá um briefing pra seguir, prazos, verba. Pode ser que tenham 142 pessoas para aprovar o projeto. E você terá que equilibrar o seu “eu artista” com o seu “eu comercial”, principalmente se resolver ser independente. Como lidar?

Dica mão-na-massa: Saia um pouco dos grupos de desenho do Facebook e vá atrás de jobs reais. Não tem escola melhor que o mercado. Desenhar é a essência da sua carreira e você tem que treinar todo dia, mas vender seu peixe é fundamental. Não sabe por onde começar?

Leia cada linha do basicão e ótimo Guia do Ilustrador, os artigos do Business of Illustration ou ainda pra quem curte um livro, o Graphic Artist’s Guild Handbook of Pricing and Ethical Guidelines, que tem um conteúdo legal pra quem quer se aventurar na gringa. Ah, e por falar em grupos de Facebook, entre naqueles que possam precisar de ilustração: designers, publicitários, escritores. Afinal, tem mais chances de você conseguir trabalho com pessoas que não saibam o mesmo que você!

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Inspiração: A menina que não desenhava chão

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Oi ilustríssimos! Como vocês estão?!

Bom, pra quem nos segue há mais tempo deve lembrar q tínhamos um blog e acabamos deixando ele desativado porque não estávamos conseguindo conciliar com nossas agendas! Mas voltamos, eu volteiiii, voltei para ficaaar! E tá tudo de cara nova, linda e com a pretensão humilde de ser o blog mais gente boa do pedaço para ilustradores de todo Brasil. Vão rolar dicas aos moldes do Curso Carreira Ilustrador, conteúdo honesto sobre desenho e administração de carreira, processos criativos, além daquelas reflexões básicas que todos precisamos tirar um tempo pra fazer. Aí vocês me dizem se tudo isso é uma boa ideia e se querem q eu fale de algum assunto específico, combinado?

Comecemos com um textinho inspirador, sobre uma menina que não desenhava chão:

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Como a sua bagagem pode te ajudar a ser um ilustrador mais feliz

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Acredito que a ilustração sempre fez parte da minha vida, desde que eu era um bebê gordinho e esbugalhado. Lembro de um travesseirinho dos Ursinhos Carinhosos, de uma manta com ilustrações de crianças representando signos… eu amava. Lembro como eu poderia ver a propaganda da Faber-Castell em looping eterno, sem tédio algum. Com uns 8 anos, eu lia todos os dias a Turma da Mônica antes de dormir, porque tinha um problema terrível de insônia. Depois fui “roubando” as HQs do meu irmão: Superman, X-Men, Spawn. Os desenhos animados, nem se fala. Caverna do Dragão, Jetsons, Looney Tunes, era ilustra pra todo lado.

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